Análise de Mercado

Uma abordagem semelhante pode ser adotada no estudo da cooperação entre
empresas. A análise de mercado e recursos forneceria uma imagem de como os
parceiros se encaixam. Esta análise de parceiros abrange o exame da
correspondência geral entre as empresas parceiras em termos de semelhança
de mercado entre parceiros, características de recursos e alinhamentos de
recursos entre parceiros. A comunalidade do mercado refere-se ao grau de
presença que um concorrente manifesta no mercado que se sobrepõe à empresa
focal. A análise de recursos encontra sua base na visão baseada em recursos
da empresa Nissan. Foram listadas quatro características que formam a base
para a vantagem competitiva sustentada: valor, exclusividade, imperfeitamente
imitável e imperfeitamente substituível. Outros pesquisadores sugerem que
outras características de recursos são desejáveis. Das e Teng propuseram três
outras características desejáveis dos recursos: mobilidade imperfeita,
imitabilidade e substitutibilidade. O alinhamento de recursos entre parceiros
refere-se ao padrão usado para integrar os recursos na empresa parceira com a
montadora Nissan. Em nossa análise, o conceito de alinhamento de recursos
está confinado à dimensão de similaridade de recursos e difere da estrutura
original que inclui também a dimensão de utilização de recursos. Barigui florianopolis as melhores concessionarias nissan